Emoções no ambiente de trabalho
Saber gerir as emoções no ambiente de trabalho, as próprias e as dos outros, é uma competência crítica para a produtividade e eficácia das pessoas, equipas e organizações.
Saber gerir as emoções no ambiente de trabalho, as próprias e as dos outros, é uma competência crítica para a produtividade e eficácia das pessoas, equipas e organizações.
Estamos todos a experiênciar um luto colectivo. É perfeitamente normal sentir desgosto e chorar o que perdemos. Precisamos de reconhecer que as nossas perdas são reais e nos afectam. Depois precisamos de reconhecer os nossos sentimentos e falar sobre eles.
Viver com o vírus ensinou-nos a valorizar o trabalho muitas vezes invisível, porém essencial, daqueles que estão a trabalhar por nós e para nós para que nada nos falte. Mas, apesar de todas as mudanças e aprendizagens que a pandemia nos trouxe, existe ainda um medo persistente que ameaça sobreviver ao próprio vírus. O medo de qualquer um de nós ser uma potencial ameaça.
O trabalho interior é a verdadeira essência da espiritualidade, é o que nos conduz ao verdadeiro despertar. Percorrer o caminho menos percorrido é muito mais difícil, desconfortável, e muito mais exigente. E a maioria das pessoas NÃO está pronta ou disposta a fazer essa escolha.
Um simples vírus foi quanto bastou para interromper uma normalidade viciada, e veio expor as fragilidades de pessoas, famílias, organizações e das sociedades actuais, em geral. O que vai emergir da pandemia? Precisamos de desenvolver o hábito de nos relacionarmos connosco próprios e com os outros a partir da vulnerabilidade, da empatia, da compaixão, da humanidade partilhada e da interdependência. Acredito que o caminho para vivermos vidas mais plenas e gratificantes, para sermos realmente felizes será por aí.