Desenredar o emaranhado do luto e do trauma

Desenredar o emaranhado do luto e do trauma

Cada pessoa sente o luto de forma diferente, pelo que identificar um luto complicado nem sempre é uma questão simples, pois não há dois casos iguais no trabalho de luto. Neste episódio procurarmos desenredar o emaranhado entre luto e trauma e comprender como ambos se interligam numa teia complexa de sentimentos e sintomas físicos e psicológicos.

Também disponível no Apple Podcasts,  Castbox e Google Podcasts

A morte, a perda e luto são aspectos comuns e naturais da vida. Porém, quando a perda é súbita, inesperada ou está relacionada com uma experiência traumática, também pode ser avassaladora e a capacidade de a integrar pode, pelo menos inicialmente, parecer impensável. O luto pode se prolongar por mais tempo e causar mais angústia, prejudicando a capacidade de funcionamento das pessoas.

Tópicos abordados neste episódio:

  • A diferença entre luto normal e luto complicado ou traumático
  • Factores que influenciam o processo de luto e o trauma
  • Sintomas de luto traumático
  • Formas de lidar com o luto traumático
  • Estratégias saudáveis de expressar a dor
  • Como identificar se o seu luto é traumático

O apoio de amigos próximos e familiares ou de um guia espiritual pode, portanto, ajudar muito no proceso de integração da perda. O luto, embora individual, não tem de ser solitário.

Muitas vezes, as pessoas precisam de algum tipo de apoio externo para começar a dar os passos necessários para avançar em direcção à cura.

Por vezes, as pessoas têm relutância em partilhar os seus sentimentos de dor e perda com os outros. Podem pensar que isso é uma fraqueza, quando na realidade é o contrário.

As dificuldades com que se debate são únicas, mas saiba que não está sozinha. Falar com um amigo ou familiar de confiança, um terapeuta ou um conselheiro de luto pode fazer toda diferença na forma como se sente. Não tenha medo de obter mais apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.