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Inteligência Emocional

12 meses atrás · · 0 Comentários

Inteligência Emocional

As emoções determinam em grande medida a direcção da nossa vida, tanto no que concerne a forma como nos relacionamos connosco, como no que se refere às nossas relações interpessoais, familiares e de trabalho. Aprender a compreender, reconhecer e gerir as nossas emoções é o primeiro passo tanto para o nosso sucesso profissional e bem-estar pessoal, como para o daqueles que nos rodeiam.

A expressão Inteligência Emocional remonta aos escritos de Charles Darwin que a utilizou para sublinhar a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação. Contudo o conceito de Inteligência Emocional, tem sido muito utilizado por investigadores para descrever a  capacidade humana de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Segundo Daniel Goleman inteligência emocional é a “…capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” (Goleman, 1998).

A inteligência emocional é determinante para o sucesso ou insucesso dos indivíduos

A inteligência emocional é a principal responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos, na medida em que está intrinsecamente ligada à sua capacidade de compreender e gerir as suas emoções, expressar correctamente os seus sentimentos, e interpretar e lidar com as emoções daqueles que os rodeiam.

Todavia, saber expressar sentimentos e emoções não nos torna emocionalmente competentes ou ágeis. Ser emocionalmente competente significa ser capaz de identificar e perceber os seus próprios sentimentos e emoções, e compreender a linguagem emocional dos outros.

De acordo com Goleman, a inteligência emocional envolve cinco habilidades:

  • Autoconhecimento emocional – diz respeito à autoconsciência de si e dos seus pensamentos, e à capacidade de reconhecer as próprias emoções, atitudes e sentimentos quando ocorrem.
  • Autogestão emocional – que se refere à capacidade de saber lidar com os próprios sentimentos, no sentido de os reconhecer, conter, e adequá-los a cada situação vivida;
  • Automotivação – está relacionada com a autorregulação e a paixão que se tem pelo que se faz. É a capacidade de direccionar as emoções para o cumprimento de objectivos, que possibilita desempenhos excepcionais e a realização pessoal;
  • Consciência Social – a capacidade de reconhecer que o outro também possui emoções, pensamentos, desejos e expectativas. Ter empatia de sentimentos, ou seja, de saber identificar e compreender os desejos e sentimentos de outros, e agir adequadamente de forma a canalizá-los para o interesse comum;
  • Relações interpessoais – a arte de estar presente de corpo e alma demonstrando interesse e boa vontade para encontrar soluções, numa atitude sincera e construtiva. É ter capacidade de diálogo, saber utilizar competências sociais para interagir com outros indivíduos, reconhecer as suas motivações e identificar os seus sentimentos. A gestão eficaz de relações interpessoais é uma competência de liderança essencial na coordenação de grupos e na prevenção ou gestão de conflitos.

As competências de Inteligência Emocional são essências não só para preservar a nossa saúde mental, o nosso equilíbrio emocional e o nosso bem-estar, mas também para desenvolver e preservar relacionamentos harmoniosos e saudáveis, tanto pessoais como profissionais.

Tags: , , , , , , Categorias: Coaching Emocional, Equilíbrio emocional, Equilíbrio Integral, Inteligência Emocional

Ana Paula Vieira

Ana Paula Vieira

Sou mulher, mãe, esposa e, profissionalmente sou Coach, Conselheira de Luto, Hipnoterapeuta e Terapeuta Energética.

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