Com frequência ouvimos falar de empatia e simpatia como se significassem a mesma coisa. Mas não, são coisas distintas.
Ouça neste episódio do Podcast o que as distingue e porquê
A Empatia vai muito além da simpatia. Ela ajuda-nos a nos conectarmos com os outros, a reconhecer os sentimentos de alguém, compreender o que sentem, e a tomar medidas apropriadas para ajudar. Enquanto a simpatia implica perceber que outrém está a sofrer sem haver uma verdadeira compreensão da sua experiência.
Empatia, Simpatia e Compaixão
A simpatia pode ser considerada como “sentir por” alguém. Enquanto a empatia é “sentir com” essa pessoa, através do uso da imaginação. Por outras palavras, simpatia é ser-se sensível ao que a outra pessoa está a vivenciar enquanto a empatia é ter a capacidade de se colocar na pele da outra pessoa e imaginar como será sentir o mesmo que ela.
Tanto a compaixão como a simpatia são sentimentos por alguém. Ou seja, é ver a sua angústia e aperceber-se de que estão a sofrer. A compaixão assume um elemento de acção que falta à simpatia, mas a raiz das palavras é a mesma.
A empatia, pelo contrário, consiste em experienciar esses sentimentos por si próprio, como se fosse essa pessoa, através do poder da imaginação.
Siga-me nas redes sociais e obtenha inspiração todos os dias.
Deixe um comentário