Apoio ao Luto e Perdas

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    Apoio nas Perdas Significativas

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    A perda nunca é fácil, mas aprender sobre o processo normal e necessário de luto e pesar pode ajudar.

    É minha missão apoiar as pessoas enlutadas e em sofrimento emocional. Estou grata por ter encontrado a minha página de informação sobre o luto.

    Por isso, dou-lhe as boas-vindas. Este é um lugar seguro para aprender sobre o processo luto e obter o apoio que necessita nesta etapa dolorosa.

    Alguém que ama muito deixou de preencher o seu universo. O seu coração conhece agora a dor mais profunda. Das minhas próprias experiências com a perda, bem como das de dezenas de pessoas que tenho aconselhado ao longo dos anos, aprendi que não podemos contornar a dor do nosso luto. Em vez disso, temos de aprender a abraçá-la e a expressá-la.

    Qualquer que seja a sua perda, este é o seu porto de abrigo.

    • Talvez tenha perdido alguém especial que lhe era muito querido. Um pai ou mãe, um irmão ou irmã, o companheiro ou companheira… ou pode estar a sentir a dor maior pela perda de um filho?
    • Pode ter sofrido uma perda gestacional e tem de lidar com a sua dor de forma solitária.
    • Ou aquelas promessas de amor para toda a vida foram quebradas.
    • Talvez sofra em silêncio a perda de um animal de estimação!…
    • Ou perdeu um emprego e os seus sonhos desmoronaram como um castelo de cartas?

    Cada experiência de luto é única, pessoal e complexa, e são múltiplas e diversas as razões porque sentimos desgosto.

    E se conseguisse encontrar um outro sentido para viver em harmonia consigo e com os outros?

    O luto é um processo natural de recuperação emocional a uma perda significativa, por isso o apoio é ajustado às necessidades individuais de cada pessoa, restituindo-lhe serenidade, paz e bem-estar.

    O que sentimos e o modo como lidamos com as emoções intensas, próprias de uma perda significativa, tem impacto na forma como nos relacionamos connosco e com os outros.

    Descubra como ganhar força e coragem para enfrentar os seus desafios e conquistar a paz interior aprendendo a encontrar um novo sentido para viver com serenidade.

    E se pudesse preencher o vazio interior e voltar a sentir interesse pela vida?

    Se anseia por equilíbrio emocional e um novo sentido para a vida…. Se procura alguém que a apoie e ajude a enfrentar a sua perda; que a acompanhe ao longo de todo o processo e oriente na busca de propósito… está no sítio certo.

    Pode contar comigo para a acompanhar nesta nova etapa da sua jornada, passo a passo.

    Imagine como seria viver com serenidade e um novo sentido…

    Especialmente nas culturas ocidentais, as pessoas tendem a acreditar que o luto é uma coisa má e temos o direito de o pôr para trás das costas o mais depressa possível.

    A verdade é que o luto é normal e necessário. É um sofrimento que tem uma razão de ser e um propósito. O único caminho para o outro lado do luto é através dele.

    Reaprenda a viver depois da perda, apesar de ser difícil de enfrentar e aceitar.

    Qualquer perda implica vivenciar o luto, quer se tenha disso consciência ou não. Este processo é inevitavelmente doloroso, traz desgosto e tristeza, sentimentos que podem ser muito intensos, principalmente quando a perda é muito significativa.

    Ele muda-nos,  traz crescimento emocional e espiritual, e também se torna uma parte de nós. Como após uma lesão física grave, podemos curar, mas ficamos diferentes. No entanto, as nossas vidas podem voltar a ser plenas e ricas de novo.

    Este processo de cura requer tempo e esforço.  Para isso precisamos de nos dar  tempo e permissão a nós próprios para o vivenciarmos. Tanto a negação da perda, como o arrastar da dor da  perda, são lutos que não são feitos e levam à estagnação da vida.

    O programa Viver depois da Perda  é um passo a passo com a duração de 24 semanas para a ajudar a acolher a dor, a processá-la e encontrar um novo sentido para a vida após a perda.

    FAQ's

    O que é o luto?

    O luto é tudo o que pensamos e sentimos interiormente sobre a morte. Quaisquer pensamentos, emoções, sintomas físicos, e mesmo comportamentos inesperados que esteja a experimentar por causa da morte, fazem parte do seu luto.

    Por vezes, as pessoas pensam no luto como um estado de tristeza. Mas na verdade, o luto é muito mais do que isso. O luto é frequentemente uma combinação de sentimentos tais como choque, desorientação, ansiedade, raiva, arrependimento e tristeza. A mistura de sentimentos pode mudar de minuto para minuto ou de dia para dia.

    Qual é a diferença entre luto e pesar?

     

    O pesar é o que se pensa e sente no interior, e o luto é quando se exprime esse desgosto para o exterior. O desgosto é sofrimento por dentro e por fora. O luto é a sua manifestação.

    Quando choramos, estamos a processar o luto. Quando falamos com outra pessoa sobre a morte, estamos a elaborar o luto. Quando escrevemos num diário, reunimos fotografias, ou escrevemos notas de agradecimento por uma gentileza que recebemos, estamos a processar o luto.

    Todos nós sofremos naturalmente quando alguém que amamos morre, mas também é essencial fazer o luto. O luto é a forma como avançamos em direcção à esperança e à cura.

    O que é recomendado na fase inicial do processo de luto?

    Se for possível, tire férias ou faça uma pausa do trabalho. Deixe as outras obrigações de lado, por agora. Descanse sempre que se sentir cansada/o. Coma quando sentir fome, e beba muita água. Passe tempo em lugares onde se sinta segura/o. Deixe que outros tomem conta de si. Não espere estar a funcionar normalmente. Perdoe-se a si própria/o se cometer erros. Faça o que for preciso para sobreviver.

    Quais as reacções comuns no processo de luto?

    Logo após a perda de alguém que se ama, em especial por morte, é natural sentir-se chocado e entorpecido. Durante algum tempo, a sua mente irá provavelmente protegê-la/o de reconhecer plenamente a realidade da morte.

    Durante este tempo, seja extremamente gentil consigo mesmo. Sofreu uma perda severa na sua vida. Pense em si própria/o como alguém que precisa de cuidados intensivos emocionais e espirituais.

    Quais os sentimentos comuns no processo de luto?

    Nos primeiros dias e semanas após a morte, é comum sentir choque, entorpecimento, negação e descrença. Demora simplesmente algum tempo para que as nossas mentes processem a nova realidade chocante.

    Sentimentos de confusão e desorganização  também são típicos nos primeiros meses. Pode sentir-se dispersa/o e incapaz de completar mesmo a mais simples das tarefas.

    É normal sentir-se ansioso ou receoso. Ansiedade é o que sentimos quando nos preocupamos com o futuro.

    A raiva e outras emoções explosivas – como a fúria, o ressentimento e a revolta – podem também surgir. Pense nestes sentimentos como uma forma de protesto.

    A culpa e o arrependimento também fazem parte do luto de muitas pessoas. A morte torna impossível reparar os erros antigos. Aceitar este facto pode fazer parte da sua jornada de luto.

    É claro que a tristeza é fulcral para o luto. É normal sentir-se magoado e deprimido. Algo precioso na sua vida desapareceu e, naturalmente que sente uma profunda tristeza! Permitir-se sentir o seu pesar enatural  a sua dor é o objectivo da sua jornada em direcção à cura.

    Finalmente, pode estar a sentir algum grau de alívio ou libertação desde a morte. Especialmente se a pessoa que morreu estava doente antes da morte, é normal que se sinta aliviada/o por o sofrimento dessa pessoa ter terminado.

    Quanto tempo demora o processo de luto?

    O luto demora muito tempo. De facto, nunca acaba completamente, porque nunca deixará de sentir a falta da pessoa que morreu. Sentirá sempre pesar por causa da ausência desta pessoa na sua vida.

    Mas em vez de se concentrar no longo prazo, pondere adoptar uma abordagem do luto de um dia de cada vez. Só existe hoje. Amanhã, preocupar-se-á com o amanhã.

    Hoje irá sentir o que quer que esteja a sentir, e irá expressar esses sentimentos fora de si. Hoje cuidará de si própria/o, e aceitará o cuidado dos outros.

    Quantas fases tem o processo de luto?

    Embora haja quem defenda que o luto e o pesar vêm em fases previsíveis e regulares, a verdade é que o luto tende a ser desordenado.

    Elisabeth Kübler-Ross no seu livro  Sobre a Morte e o Morrer, publicado em 1969, enumera as cinco fases do luto. Esses eram os estágios que observara nos doentes terminais face às suas próprias mortes iminentes: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. O problema é que em breve as pessoas começaram a acreditar que estas eram as fases oficiais do luto, ponto final – embora a Dra. Kübler-Ross nunca tivesse tido essa intenção e se tivesse debatido contra isso até ao fim dos seus dias.

    Com efeito, as pessoas em luto experimentam frequentemente mais do que um sentimento ao mesmo tempo. Voltam também aos mesmos sentimentos meses mais tarde. E há certamente mais do que cinco estádios principais no luto.

    Como lidar com a dor do luto?

    Suportar a dor do luto é talvez o desafio mais difícil da vida humana. Estar separado de alguém que amamos dói. Dói muito.

    Uma regra essencial a ter em conta é que não é preciso estar sempre em sofrimento. O processo de luto é uma montanha russa emocional e faz-se com avanços e recuos. Então, é preciso “dosear” a dor. Sinta e expresse a sua dor por algum tempo, depois faça uma pausa. Avance e recue, para trás e para a frente.

    Outro princípio crítico é que, com o tempo, duas coisas ajudarão a suavizar a dor: abraçá-la e expressá-la. Por vezes pensamos que se negarmos ou nos distrairmos da nossa dor, ela desaparecerá. Isso não funciona. Em vez disso, se nos permitirmos sentir plenamente os nossos sentimentos sempre que eles surgem naturalmente, eles começam a suavizar, cada vez mais. E quando choramos esses sentimentos, ao expressá-los para fora de nós próprios, experimentamos ainda mais ímpeto curativo.

    Quanto tempo decorre até a superação do luto?

    Na verdade, não superamos a dor da perda. Em vez disso, aprendemos a nos reconciliarmos com ela. O luto é um sofrimento que surge por uma razão e com um propósito. É um processo normal e necessário e, o único caminho para o outro lado do luto é através dele.

    Estou aqui para acompanhá-la nesta etapa difícil da sua jornada.

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    Ana Paula Vieira

    • Coach Pessoal e Profissional nº S492-2017PT, INCTA
    • Conselheira de Luto, edL-SPEIL/2016
    • Curso Profissional de Hipnose Terapêutica IPH/2015
    • Dietética e Nutrição Naturais AMAN/2016
    • Emotions and Emotional Disorders The Open University/2017
    • Hipnoterapeuta Associada da SPHT nº 2/2017,
    • Homeopatia AMAN/2016
    • Master Practitioner Energy EFT nº 116434,
    • Mestre de Reiki Usui Shiki Ryoho 2015
    • Positive Psychology Penn/2018
    • Practitioner de PNL 2016
    • Psicologia e Psicoterapias Naturais AMAN/2016
    • Psicologia Pisitiva University of North Carolina at Chapel Hill/2018
    • Formadora Certificada CAP nº EDF 521829/2010DL

    Feito com ♥ por Ana Paula Vieira
    Conteúdos da autoria de Ana Paula Vieira. Todos os direitos reservedos
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